Muito tem sido discutido acerca da globalização; especificamente quanto à propaganda o desafio é justamente identificar formas eficazes de comunicar a mesma mensagem para uma audiência homogeneizada em todo o mundo.
Com a evolução do marketing global, diversos autores (KEEGAN,1989; CZINKOTA e RONKAINEN, 1998; CATEORA e GRAHAM, 1999; KOTABE e HELSEN, 2000; WELLS e etc.,2000 ) evoluíram nas discussões acerca das estratégias de propaganda global, concluindo que há diversas possibilidades: a empresa pode decidir pela padronização da comunicação a nível global; pela localização, que seria o extremo oposto, com uma estratégia de propaganda diferenciada em cada país; ou pela adaptação da mensagem e/ou da execução da propaganda. A fim de definir qual o caminho a ser seguida, a empresa deve considerar principalmente questões culturais e legais, a situação da marca em cada mercado e os perfis e as necessidades dos consumidores.
Hoje em dia, a questão da estratégia de propaganda global ainda não está totalmente resolvida, não havendo um consenso nem uma fórmula de sucesso. Considerando que uma significativa parcela dos orçamentos de marketing é investida em propaganda e que ela é considerada a principal ferramenta de marketing para construir marcas, é compreensível que as empresas estejam constantemente preocupadas em acertar na escolha de suas estratégias de propaganda a nível global, seja através da padronização, da localização ou de algo intermediário.
(Ana Carla)
ADOREII O TEMA.
ResponderExcluirAdorei o post muito interessante!
ResponderExcluir